Cristo entre os Dois ladroes na Cruz
Os Dois Ladrões na Cruz
Dois bandidos, salteadores, sediciosos como Barrabás foram à crucificação com Jesus. As cruzes foram levantadas à direita e outra à esquerda. Uma homenagem de zombaria ao Rei crucificado. Mas Deus permitiu que isso acontecesse para se cumprir a profecia:
"e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." Isaías 53:12
E em meio a crucificação, um dos ladrões se junta ao jogo cruel de insultos e injúrias.
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós." Lucas 23:39
Mas logo Jesus percebe um defensor inesperado.
"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez." Lucas 23:40-41
Este ladrão, ainda que tardiamente, estava a refletir sobre todo o percurso da sua vida. Como fora seduzido por uma "nobre luta de liberdade". O espírito de aventura, a vontade de ser libertar da dominação, exploração, do jugo e dos impostos romanos, o compeliram a praticar diversos crimes "em nome da causa".
Roubo, sangue e sedição sujavam suas mãos. Ele viu o quanto fora enganado, como nada daquilo valeu a pena! E acabou tudo na crucificação.
A Crucificação de Jesus Cristo Segundo a Bíblia.
Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!
E passava a admirar a verdadeira coragem, que estava no Salvador ao seu lado. De repente ele percebeu que crer em Jesus é que era a verdadeira luta por liberdade, justiça, paz e amor.
Arrependido, vira-se para o Mestre e lhe faz uma súplica, com uma viva expressão de fé:
"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." Lucas 23:42
Um ato de fé admirável, visto as circunstâncias em que se encontravam.
Jesus, que não havia respondido a nenhum insulto ou blasfêmia que lhe eram dirigidas, porém com muito amor responde à súplica sincera do ladrão na cruz:
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43